quinta-feira, 18 de março de 2010

Conteúdo Programático de Língua Inglesa 2010


SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

DIRETORIA DO INTERIOR

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ

SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO

17ª UNIDADE REGIONAL DE ENSINO

E.E.E.F.M. “PROFESSORA TEREZINHA BEZERRA SIQUEIRA”.

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA






Proposta Pedagógica anual da disciplina Inglês 2010.









INGLÊS – PASSAPORTE PARA O MUNDO


















A língua estrangeira é ensinada para que os alunos conheçam a diversidade cultural que existe no mundo”.

( Lynn Mário)







CAPITÃO POÇO/PA

2010


SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

DIRETORIA DO INTERIOR

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ

SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO

17ª UNIDADE REGIONAL DE ENSINO

E.E.E.F.M. “PROFESSORA TEREZINHA BEZERRA SIQUEIRA”.

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA








DATA: 22 de fevereiro de 2010.


ESCOLA: Professora Terezinha Bezerra Siqueira


PROFESSOR: João Oliveira Araújo


SÉRIES: 3ª Etapa do EJA, 1º Ano EJA, 1º, 2º e 3º Ano Médio


CARGA HORÁRIA: 75 HORAS


DISCIPLINA: Língua Inglesa


ÁREA DE CONHECIMENTO: Linguagem e suas Tecnologias.



I EMENTA:


O Ensino de Língua estrangeira (inglês), no sistema educacional público ou privado, deve partir do princípio básico de que o uso de uma língua estrangeira deve visar ao desenvolvimento, do aluno, das habilidades de compreensão, reflexão e construção dos conhecimentos necessários para a cidadania, o reconhecimento do aluno como cidadão, e, portanto, a valorização de seus conhecimentos prévios (cultura, linguagem, experiências diversas) é fator fundamental para o pleno desenvolvimento do ensino de uma Língua Estrangeira.




II OBJETIVOS:



  • GERAL:


- Conscientizar os alunos sobre a importância da Língua Inglesa por ser um instrumento de comunicação universal;

- Levar o educando a integrar-se no mundo atual através da leitura de textos de cunho cultural, científico, vivencial;

- Tornar o aluno capaz de expressar-se, em inglês, diante de situações diversas;

- Cultivar a linguagem para se obter um melhor relacionamento com povos de culturas diferentes da nossa.




  • ESPECÍFICO:


- Levar o aluno progressivamente a ouvir, falar, ler e escrever em língua Inglesa

- Levar o aluno a correta pronúncia e entonação nasal;

Levar o aluno a adquirir gradativa e intuitivamente as estruturas básicas da Língua Inglesa;

- Estabelecer relações entre os diferentes textos;

- Reconhecer diferentes gêneros discursivos (artigos de jornal, publicidades, cartas, panfletos, etc) e diferentes tipos de textos e as intenções comunicativas neles veiculadas (ser capaz de perceber se o autor relatando, informando, criticando, denunciando, defedendo uma idéia, contra-argumentação, etc)





III METODOLOGIA DE ENSINO:


Os conteúdos serão ministrados e trabalhados, por meio de aulas expositivas, pesquisa, diálogos, leitura expressiva, debate e reflexão, a partir da contextualização de textos ligados a cada tema referente, a cultura, a sociedade, tal prática deverá ser adaptada de acordo com o nível das séries.



IV RECURSOS:

  • HUMANOS: alunos, professores, agentes colaboradores de órgãos e/ou entidades, Técnicos Pedagógicos.


  • MATERIAIS: livros, revistas, jornais, DVDs, CDs, cartazes, letras de músicas, vocabulário


  • TECNOLÓGICOS: computador, data show, aparelho de som, sites de busca da internet, vídeo, clips, TV.



V AVALIAÇÃO:

  • CRITÉRIOS: Qualitativos e quantitativos.


Tanto na Língua Materna quanto na Língua Estrangeira a avaliação é uma atividade complexa, que envolve mais do que o simples desvendar do significado de cada palavra ou de meros conhecimentos de gramática. A avaliação do educando será feita de várias maneiras, além da aplicação de provas escritas e/ou orais, o mesmo também será avaliado a partir de situações problemas reais, desempenho individual em diálogos e dramatizações com observação constante do aprendizado, além da participação e postura do aluno dentro do ambiente escolar sistematizado, será feito, também, trabalhos extra-classe com os conhecimentos assistemáticos do contexto ao qual ele vive.



  • INSTRUMENTOS AVALIATIVOS:

Testes escritos, orais apresentação de trabalhos escritos e orais, trabalhos de pesquisa, elaboração de cartazes, aulas de forma lúdicas, freqüência, participação e comportamento pessoal e interpessoal.



  • CRITÉRIOS AVALIATIVOS:

A pontuação será distribuída da seguinte forma:

Teste escrito: 5,0 pontos

Part./ Fre./ Comp.: 1,0 ponto

Apresentações de trabalhos: 3,0 pontos

Trabalho de pesquisa: 1,0 ponto



VI INTEGRAÇÃO COM OUTRAS DISCIPLINAS:



-Temas Interdisciplinares e transversais: Desenvolver projetos sobre temas / conteúdos integrando outras disciplinas e questões sobre a diversidade cultural como: aquecimento global (Agenda 21/ Meio Ambiente/ Amazônia); Diferenças (diversidades culturais, sociais...); Ética, Cidadania, Disciplina, Relações, Convivência, Esportes, Hábitos de Alimentação, Saúde, Música, Adolescência, etc...


- -Aulas Expositivas com o objetivo de contextualizar os aspectos culturais do idioma inglês (recursos audiovisuais / pranchas demonstrativas / filmes, etc...).


- A integração da Língua Inglesa e outras disciplinas como Artes cênicas (teatro/danças) e Artes Plásticas (desenhos / pinturas / recortes / colagens...) favorecerá o trabalho com o emocional, a sensibilidade, a auto-estima, a descontração, a concentração, a mudança de atitudes e a melhoria das relações entre os educandos e, conseqüentemente, do aprendizado.




VII INTEGRAÇÃO COM ATIVIDADES EXTRACLASSE:


-Aulas com jogos, músicas e Atividades de Fixação (individuais e em grupos) para revisar ou fixar conteúdos.

-Pesquisas (jornais / revistas / biblioteca / sala informatizada):
Estimular, motivar os alunos para execução de produções textuais simples sobre os temas abordados e com o uso das estruturas e vocabulário estudado;


- Identificar através de produtos em supermercados, farmácias e lojas a influencia do inglês através de produtos e marcas em Língua Estrangeira


VI BIBLIOGRAFIA:


GLOBO, Curso de Idiomas, Nível 1, Editora Globo. Rio de Janeiro, 1999.


BERTOLIN, Rafael & SILVA, Antonio de Siqueira e, Apostila de Língua Inglesa, editora IBEP, São Paulo, 2004.


MORINO, Eliete Canesi & FARIA, Rita Brugin de, Coleção Hello stage 3, Editora Ática, São Paulo, 1998.



























VII CONTENT PROGRAM


SÉRIE: 3ª Etapa EJA

UNIT:


- The alphabet;

- Songs;

- Greetings;

- Numbers;

- Articles Definites and indefinites;

- At home;

- Colors;

- Verb to be;

- Meals and drinks;

- Day of the week;

- The family;

- Animals;

- How old…

- Professions;

- There is\are;

- Ways of transport;

- Personal Pronouns;

- Demonstrative Pronouns;

- Adjectives




CONTENT PROGRAM

SÉRIE: 1º Ano EJA


UNIT:


- Review;

- Verb to be present and past Tense;

- Articles;

- Colors in the texts;

- Plural;

- Demonstratives Pronouns;

- Verb to have;

- Review;

- Traductions;

- Oral tests;

- Musics.











CONTENT PROGRAM


SÉRIE: 1º Ano Médio


UNIT:


- Review;

- Verb to be present and past Tense;

- Articles;

- Colors in the texts;

- Plural;

- Demonstratives Pronouns;

- Verb to have;

- Review;

- Traductions;

- Oral tests;

- Musics.




CONTENT PROGRAM

SÉRIE: 2º Ano Médio


UNIT:


- Review;

- Dialogue;

- Prepositions;

- Possessive Adjectives;

- Possessive Pronouns;

- genitive case;

- Text Comprehension;

- Oral Tests;

- Would like……?

- Musics;

- Songs.


CONTENT PROGRAM

SÉRIE: 3º Ano Médio


UNIT:


- English the computation;

- Synonyms, antonyms and false cognates;

- Importance of the English language;

- Study of the verbal times;

- Texts (interpretation and translation);

- Dialogue;

- English Connections;

- Prefixes and suffixes

- There is\are;

- Simple Present;

- Quantifiers (much, very, too, so much)


Postado pelo Professor Johaozynho (Sala de Leitura 2010)

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